DIREITO TRABALHISTA

A Montañés Albuquerque Advogados possui uma equipe ampla e experiente que poderá ajudar você ou sua empresa em causas trabalhistas. Veja abaixo como os advogados poderão ajudar.

  • Reclamação Trabalhista
  • Análise de Direitos
  • Negociação Coletiva
  • Justa Causa
  • Consultoria Trabalhista
  • Análise de Riscos
  • Entre outros

O Direito do Trabalho disciplina as relações de trabalho subordinado através de normas e princípios sempre valorizando a dignidade da pessoa humana, sustento ao trabalhador e verba de natureza alimentar.

Reclamação Trabalhista

É o meio pelo qual uma das partes reivindica o direito ora lesado à parte contrária, com base na Consolidação das Leis Trabalhistas-CLT.

Geralmente o autor desta reclamação é o empregado. No entanto nada impede que o empregador tenha algum de seus direitos prejudicados e ingresse face ao empregado.

Na reclamação trabalhista será requerido os direitos possivelmente lesados, com base na legislação, convenção coletiva e o acordo entre as partes.

A convenção coletiva direciona algumas diretrizes quanto alguns direitos que devem ser seguidos.

A Montañés Albuquerque Advogados analisa minuciosamente os direitos que podem ser reivindicados minimizando os riscos que podem ser previstos.

Negociação Coletiva

A negociação coletiva possui grande importância para as relações de trabalho , permite que o empregador e o empregado, este representado pelo Sindicato, tenha igualdade de poderes e decisões coerentes.

Nesta negociação coletiva, entre empregador e Sindicato pode utilizar-se da criatividade jurídica e da adequação setorial.

Com a Reforma Trabalhista, o negociado prevalece sob o legislado. A Constituição Federativa prevê expressamente estes acordos. E em uma futura demanda trabalhista esta negociação, desde que não contrária a legislação, será aceita no judiciário.

A Montañés Albuquerque Advogados atua juntamente com os Sindicatos elaborando as negociações coletivas.

Consultoria Trabalhista

As empresas é recomendado ter consultorias trabalhistas periodicamente, independente do número de colaboradores, atuando com prevenção aos resultados e minimizando custos.

Essa consultoria averigua:

  • se todas as normas previstas na sua atividade Sindical estão sendo seguidas;
  • verificará a segurança do trabalho e exames periódicos;
  • workshops para seus colaboradores;
  • análise de passivo trabalhista;
  • análise de riscos e melhores decisões trabalhistas.

A Montañés Albuquerque atua de forma preventiva em seu negócio vislumbrando a prevenção de forma menos onerosa.

Perguntas & Respostas

A partir de quanto tempo de trabalho tem direito à férias?
As férias serão concedidas ao empregado a partir de 12 meses de trabalho. O empregador estabelecerá o período de concessão e, comunicará o empregado 30 dias antes do início das férias. O limite para que o empregador conceda as férias são 12 meses após o término do período aquisitivo.
Em que momento deve ser pago o valor de 1/3 constitucional das férias?
O valor correspondente às férias deve ser pago antecipadamente, 48 horas antes do início das férias, juntamente com o valor de 1/3 constitucional.
O período de férias pode ser dividido?
A divisão do período de férias é permitido, sempre respeitando o acordo coletivo da categoria.
O valor de comissão tem reflexo em alguma verba trabalhista?
O remuneração do 13º salário e as férias devem ser calculadas com a média das comissões recebidas, que são as variáveis da remuneração.
Qual período de compensação do banco de horas?
Recomenda-se analisar se o empregador já possui uma negociação coletiva verificando se há alguma regra convencionada. Em seguida analisar a Convenção Coletiva e os acordos entre os particulares.
O empregado falecido, quem recebe suas verbas?

Os herdeiros legítimos podem receber as verbas rescisórias do empregado falecido, dependerá da empregadora aceitar somente o atestado de óbito para providenciar o pagamento ou se preferirá o inventário.
Existem ainda empregadores, que com objetivo de resguardo, prefere que os herdeiros adentrem com a reclamação trabalhista, no qual ficará consignado os direitos que devem ser pagos.

Em caso de reclamação trabalhista o juiz também expedirá os ofícios para o levantamento do FGTS pelos beneficiários.

A MP 927/20 perdeu a validade?

No 19/07/20 a MP 927/2020 deixou de ter eficácia juntamente com todas as flexibilizações elaboradas devido a pandemia COVID-19.

Após esta vigência de 4 meses, as regras retornam como base as previstas na CLT.
Importante mencionar que as atitudes entre empregado e empregador, no período de vigência da MP 927/2020, serão reconhecidos.